
CONHECIMENTO + OPORTUNIDADE x (PODER DE DEUS) = SUCESSO


Essa foi a conclusão de um irmão que tentou me levar ao mesmo posicionamento dele, “baseando-se” em Romanos 14. Pretendo fazer um estudo com você sobre o texto, especialmente dos versos 2 e 5, usados para “ensinar” que “a Bíblia considera débil na fé quem não come carnes imundas e quem ainda se preocupa em guardar o Sábado”. Acrescentarei alguns grifos:
VERSOS 1 e 2: “Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes”
O problema na igreja de Roma não é a questão das carnes imundas e muito menos a dieta vegetariana. Pelos seguintes motivos:
1) Na mesa de um judeu não havia carne de porco (Deuteronômio 14:8). Portanto, Paulo não poderia estar nessa carta tratando do assunto;
2) A dieta vegetariana (que cada pessoa escolhe segundo as instruções que Deus dá) foi dada pelo próprio Deus, em um mundo sem pecado (Gênesis 1:29). Se uma pessoa é “débil na fé” por ser vegetariana, então teremos de dizer o mesmo sobre Deus – o que seria uma blasfêmia. Contradiria a ciência, que prova serem os vegetarianos as pessoas que têm uma média de vida maior.
Além disso, seria um contraposto com a vida do profeta Daniel. Ele não comeu as comidas imundas que havia na mesa do rei de babilônia (Daniel 1:8) e teve excelentes resultados! Veja:
“No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei.” Daniel 1:15.
“Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos. Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor. Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.” Daniel 1:17-20.
Alguém terá coragem de negar a eficácia da alimentação saudável na vida de Daniel, sem o uso de carnes imundas?
Voltando a Romanos 14, o “débil na fé” mencionado no segundo verso é o mesmo cristão de 1 Coríntios 8, mencionado especialmente no verso quatro. A maioria dos estudiosos acredita que Paulo escreveu aos Romanos quando estava em Corinto. E, sabe-se que tanto as cartas de Romanos quanto a de 1 Coríntios foram escritas na mesma década. Isso indica que para entendermos o problema enfrentado em Roma precisamos saber que a mesma dificuldade estava havendo em Corinto (um pouco antes).
Por isso, quando lemos 1 Coríntios 8:4 chegamos facilmente à conclusão de que o “débil na fé” era aquela pessoa que tinha tanto medo de comer uma carne que tivesse sido sacrificada a um ídolo que só comia legumes. No açougue (ou mercado) a pessoa ficava num impasse tão grande em não comprar uma carne que pudesse ter sido dedicada a um deus pagão que acaba decidindo viver só à base de vegetais.
Portanto, o apóstolo não está “abolindo” uma lei dietética (de não comer carnes imundas) sendo que ele mesmo a seguia (Atos 25:8).
VERSO 5: “Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.”
Precisamos considerar algumas coisas e o contexto histórico judaico para sabermos o que Paulo quis dizer nesse verso.
1) O termo “iguais” não se encontra no original grego. O tradutor, na boa intenção de tornar o texto mais claro, colocou a palavrinha. Mas, não era a ideal. No original, a segunda parte do verso 5 é assim: “outro julga… todos os dias”. Veja que no grego não é possível definir com base apenas nesse verso a que dias o escritor se refere.
2) Levando-se em consideração textos como Atos 16:13; 17:2, 18:3-4 e 11, de forma algumapodemos supor que Paulo estivesse tratando do dia de repouso em Romanos 14:4 e 5. Se o fizesse, estaria indicando ter algum tipo de problema mental, pois, em certos lugares (mesmo em territórios não judeus, como lemos em Atos 16:13) ele guardava o Sábado e depois ensinava que não deveria fazer isso… Uma contradição sem tamanho…
Se Romanos 14:4, 5 estivesse abolindo o quarto mandamento (Êxodo 20:8-11) da eterna Lei de Deus (Salmo 119:152), os próprios irmão que observam o primeiro dia da semana teriam que deixar de guardar o domingo (pois, o texto “diz” que um dia em si não é importante…).
O dominguista Russel N. Champlin em seu comentário reconhece que não é possível provar que a guarda do Sábado esteja sendo questionada em Romanos 14:5: “Não dispomos de meios para julgar, com base neste texto, nem com toda a certeza, se Paulo queria incluir ou não o sábado na lista dos vários dias especiais que os irmãos ‘débeis na fé’ insistiam em observar”. (CHAMPLIN, Russel Norman. “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo”, vol. 3, p. 839. Citado por Alberto Ronald Timm em O Sábado Nas Escrituras, p. 69.)
3) Se lermos o verso 6 de Romanos 14, veremos que “os dias” mencionados no verso 5 estão relacionados a comer ou não:
“Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.”
Lendo o Didaquê (obra judaica) não fica difícil sabermos que os “dias” citados por Paulo, em conexão com as expressões “quem come” e “quem não come”, se referem a dias de jejum!
“O Didaquê 8:1 era incisivo em admoestar os cristãos a “não jejuarem com os hipócritas no segundo e quinto dia da semana, mas no quarto e sexto dias”. (“Consultoria Doutrinária”. SP: Casa Publicadora Brasileira, 1979, p. 142.)
A questão era jejuar ou não em certos dias da semana e não se o Sábado deveria ou não ser guardado. Paulo argumentou: “cada um escolha os dias que quiser para fazer o próprio jejum”.
Como a Bíblia se torna simples quando permitimos que ela mesma se explique!
CONCLUSÃO
Romanos 14:4, 5 não pode ser usado em apoio à doutrina antinomista (contra a lei – nomos, no grego). E, com base nessas conclusões apoiadas pela Bíblia respondo à “pergunta” que faz parte do título desse artigo: “Irmão: o Sábado é bem importante, pois, é um memorial do Criador (Êxodo 20:8-11), do Deus Salvador (Deuteronômio 5:15), do descanso na graça que podemos desfrutar todos os dias (Hebreus 4) e um sinal de fidelidade a Ele nos últimos dias (Apocalipse 14:6, 7; compare com Êxodo 20:11 e Ezequiel 20:12, 20, 21).”
Finalizo com um testemunho de fidelidade a Deus que derruba qualquer “argumento” contra os mandamentos do Criador. Foi registrado no blog por Giselle B. Oliveira, do RS:
Sou Adventista desde 2008 e tenho um testemunho que mudou definitivamente minha postura em relação ao Sábado.
Estava na faculdade e havia uma cadeira muito difícil de entender. Por isso, havia aulas com monitores em horários diferentes para os alunos que quisessem aprender mais, e consequentemente, ire bem na prova.
As melhores aulas de monitoria ocorriam no Sábado, das 8h às 12h. Apenas uma delas caía na segunda-feira, com duração de uma hora. Eu precisava muito participar e todos os meus colegas participavam. Já estava ficando nervosa e ainda não era batizada, mas frequentava a igreja algumas vezes. Então me surgiu a dúvida: “Será que vou? Acho que devo ir porque todos estão indo e dizendo que é ótimo”. Pensei que se eu não fosse, não conseguiria ser aprovada.
Meu noivo, que também ainda não era batizado na época, mas, estava congregando na igreja comigo, me mostrou João 15:7 (“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito”). Quando li isso eu disse na hora: “não vou ir às aulas [no Sábado]”.
Não nenhuma aula de Sábado, mesmo tendo sido ministradas várias. Fiz apenas uma matéria na segunda-feira.
Quando chegou o dia da prova – por mais incrível que pareça – eu estava tranquila. Não sei como e de onde vinha a tranqüilidade, enquanto meus colegas, que haviam estudado bem mais, estavam muito nervosos.
Resultado: somente eu e mais um colega acertamos todas as questões da prova. Todos os que haviam aceitado aulas aos Sábados acertaram pouquíssimas questões. Foram mal nesta prova e alguns até choraram.
Voltei sorrindo para casa como se tivesse certeza que Deus me ajudou. Só eu sei a certeza que tive naquele momento. Também não me restaram mais dúvidas de que devo guardar o Sábado.
Espero que o presente estudo e essa linda história de fé motivem você, amigo internauta, a ser fiel a Deus inclusive na guarda do Sétimo Dia, que Ele escolheu para Si (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11).
Um abraço,
Leandro Quadros.
Retirado do blog http://novotempo.com/namiradaverdade
Me disseram que eu não ia conseguir
Me disseram, não devia prosseguir
Me falaram tantas coisas negativas, que eu quase parei!
Me disseram que eu não tinha vocação
Que a minha situação havia ido longe demais, para vencer
Pensei mesmo em desistir
Me parecia impossível
Isso aos olhos dos homens
Da história do mundo,
Mais em Deus eu posso vencer
Vencedor campeão,
Gravaremos nosso nome na história,
Vencedor campeão,
Nunca abandonaremos a batalha,
Desistir jamais
Às vezes acontecem coisas na vida,
Que nos deixam abatidos e queremos desistir
Mais não é assim que um vencedor se porta
Ele olha sempre a frente em qualquer prova
Aproveita do passado,
Lições para ser um vencedor
Fui surdo para os nãos
Cego para os empecilhos
Pois quem nasce pra vencer
Não se prosta na derrota
Levante-se vencedor

Vem estar ao meu lado, eu não sei por onde seguir
Está escuro e faz frio, minhas forças eu perdi
Os que eu amava partiram,
Meu caminho perdeu o sentido
Ao chorar no escuro percebi
Havia alguém ali, Você estava ali
Já nasceu outro dia, posso levantar e viver
Descobri Teu sorriso e encontrei motivos pro meu
Na fraqueza achei Tua força
No vazio achei Teu abraço
Eu pensei estar só, mas percebi
Havia alguém ali, Você estava ali.
Na fraqueza achei Tua força
No vazio achei Teu abraço
Eu pensei estar só, mas percebi
Havia alguém ali, Você estava ali
Já nasceu outro dia, posso levantar e viver

Uma escolha a fazer,
Sem ter tempo pra pensar
E avaliar pra decidir.
Mil motivos pra negar
O chamado que Ele fez
E me tornar mais uma vez
[coro]
Livre enfim, livre enfim
Do pecado que me afeta,
Que me impede de seguir
Livre enfim, livre enfim
Da culpa e da amargura
Que me fazem regredir,
Livre enfim
Fecho os olhos para andar,
Sei que não vou tropeçar,
Sua mão me impede de cair
Cada passo sem Você
Traz um risco sem igual
Eu quero sempre continuar
Não há outro jeito de viver feliz aqui
Vou andar com Cristo,
Eu vou seguí-lo até o fim
O meu maior desejo é viver
[coro]

Parece ser assim, tão simples de falar
Um tema tão comum de se escutar
Quero te contar, do amor de Deus
Mas não sei por onde começar
É tão profundo, intenso, imenso e é por mim
Extravagante, infinito e é por ti
[refrão]
Todo mal que eu fiz não pode me afastar
Do amor de Deus por mim pra me salvar
O eterno amor morreu na cruz pra viver completo e eternamente em mim
Por amor entrega-se para sofrer
Por amor transforma-me num novo ser
Incondicional amor de Deus
Louco pra pulsar junto ao teu coração
Eu não sei te explicar
Canções que já cantei
Poema que já li e as tentativas que eu já vi
Não vão compreender, não sabem descrever
O amor que ele é e tem por mim
Quem dá vida pra morrer em meu lugar?
Tem um amor inexplicável a me amar

Caminhei nesse deserto
Me entreguei a Ti por completo
De Canaã estou tão perto
Almejei entrar nesta terra
Enfrentei mares e guerra
No caminho eu cai
Com teu poder eu venci
Se não vou entrar
Por que estou aqui?
Quando Deus te pede
Pra esperar
Quando Deus te impede
De um sonho alcançar
Quando Deus te diz
Que não podes entrar em Canaã
Espero o tempo, Deus tem algo melhor.
É porque teu hoje pode ser pra Deus o Amanhã.
Tantos sonhos no coração
Simplesmente caem ao chão
Meu Deus às vezes te diz não
(Deus às vezes te diz não)
Os teus sonhos aqui nesse mundo
Se desfazem em um segundo
Teu Deus tem sonhos mais profundos
Deus tem sempre razão
(Sempre razão)
Mesmo quando diz não.
Entregue a ELE os desejos do teu coração
Confia nELE e o mais ELE fará.
Se entregue há ELE muito mais ELE Fará.
Quando Deus te pede
Pra esperar
Quando Deus te impede
De um sonho alcançar
Quando Deus te diz
Que não podes entrar em Canaã
Espero o tempo, Deus tem algo melhor.
É porque teu hoje pode ser pra Deus o Amanhã.



Por Maior que sejam seus sonhos
O Sonho de Deus é maior
Ele sabe o que você pede
Mais o que Ele quer dá é melhor
Você hoje não pode entender,
Pois só pede o que cabe em suas mãos
Infinitos são os sonhos de Deus
Pra você.
Em caminho escuro você pede luz
Deus dá o sol a você
Nas ruas nas praças pede esmola
Deus dá vida nova à você
Pede um sorriso, pede um amigo
Deus dá um irmão à você
Pede conforto, pede riqueza
Deus dá o céu à você
Só Deus, supera seus sonhos
Só Deus, quer dá sempre mais,
Muito mais
Estouram as guerras, você pede abrigo
Deus dá a paz à você
Em fome e miséria lhe faltam o trigo
Deus dá o pão à você
Pede saúde, pede a cura
Deus dá a vida eterna à você
Pede ciência, sabedoria
Deus dá o infinito à você
Só Deus, supera seus sonhos
Só Deus, quer dá sempre mais,
Muito mais.
Só Deus, supera seus sonhos
Só Deus, quer dá sempre mais,
Muito mais.
O Sonho de Deus é maior
Pra você

Você Jamais
Ouviu dizer
Que o eterno Deus, Senhor
Criador da terrra e ceu
Nunca se cansa
Nem se fatiga
O seu modo de agir
Ninguém podera compreender!
Coro:
Quem espera no Senhor
Se erguera das cinzas
Quem espera no Senhor
Sempre ira vencer
Como aguia voara
Mais alto que as montanhas
Renovando o seu vigor
Renovado em seu amor
E da poder
Ao oprimido
Faz um pobre pecador vencer
desafios impossiveis
Muitos se cansarão
Mas quem nele crer
Terá a vitoria em sua mão


Nunca diga não pra mim
eu não vou poder trabalhar...conversar...descansar sem o seu sim
seja sempre assim
por favor me dê um sinal
um cartão postal
um aval dizendo assim:
não, não é o fim, dure o tempo que você gostar de mim
entre o não e o sim, só me deixe quando o lado bom for menor do que o ruim
nunca se esconda assim
eu não vou saber te falar, te explicar que eu também me assusto muito
você nunca vê que eu sou só um menino desses tais
que pensam demais
logo mais, vou correr atrás de ti

Em meio à tempestade, intensa escuridão,
se tudo está perdido, não tenho solução,
se minha vida toda, parece esmorecer
e todo sofrimento, eu não compreender.
Preciso ser lembrado, que estais a me amparar,
e tudo aquilo que me aflige, quero te entregar.
Quero minha vida entregar.
Quero que tua graça venha me envolver.
Quero renascer de novo, meu passado esquecer.
Quero ver o teu poder me transformar.
Em meio ao sucesso, e êxito sem fim.
Coberto de vitórias e benções só para mim.
Se todos os meus sonhos eu poder realizar,
sem o menor esforço, eu tudo alcançar.
Preciso ser lembrado, que tudo vem de ti,
e como conseqüência, eu quero a ti servir.
2x
Quero minha vida entregar.
Quero que tua graça venha me envolver.
Quero renascer de novo, meu passado esquecer.
Quero ver o teu poder me transformar

"Que a felicidade nÃo dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro.
Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos.
Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir.
Que tenham amor ou entÃo sintam falta de nÃo te-lo.
Que tenham ideal e medo de perde-lo.
Que amem ao proximo e respeitem sua dor, para que tenhamos certeza de que viver vale a pena!…’




Lembrem-se os pais e os filhos de que cada um deles está formando dia a dia o seu caráter, e que os aspectos desse caráter são impressos nos livros do Céu. Deus está retratando Seu povo, com tanta certeza como o artista pinta homens e mulheres, transferindo os traços do rosto para sua tela. Que espécie de quadro quereis produzir? Pais, respondei a esta pergunta! Que espécie de quadro vos pintará o grande Artista Mestre nos registros do Céu? Devemos decidi-Lo agora. Logo mais, quando a morte vier, não haverá tempo para endireitar os pontos falhos do caráter.
Para nós, individualmente, esta deve ser uma questão muito importante. Todo dia é feita uma semelhança nossa para o tempo e para a eternidade. Que cada um diga: "Minha semelhança está sendo feita hoje." Perguntai-vos diariamente, a cada hora: "Como soarão minhas palavras aos anjos de Deus? São como maçãs de ouro em salvas de prata, ou como uma rajada de saraiva, machucando e ferindo?" ...
Não somente nossas palavras e ações, mas também os nossos pensamentos formam o quadro do que somos. Seja boa, então, cada alma, e faça o bem. Tal seja o quadro que de vós for feito, que não tenhais de que vos envergonhar. Cada sentimento que acariciamos deixará sua impressão no semblante. Deus nos ajude a fazer nosso registro em nossa família o que gostaríamos que fosse no registro celestial. Carta 78, 1901.EGW.